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Definições: Exercícios de Cadeia Fechada e Aberta

outubro 9, 2010

Vamos falar sobre  exercícios de Cadeia Fechada e exercícios de Cadeia  Aberta. Tentarei expor aqui uma breve explanação do que vem a ser esses exercícios, pois é importante sendo acadêmico de Educação Física ou alguém interessado no assunto “Fitness”, ter uma noção do que venham a ser.

Antes, deixe-me explicar o porquê do termo “Cadeia”.  “Cadeia” aqui, se refere a cadeia cinética (referente a movimento) do corpo, que significa em linhas gerais que todos os seus ossos e músculos estão conectados numa “cadeia”, e então os movimentos que você faz, fazem parte também de uma cadeia cinética.

De agora em diante passarei a chamar exercícios de Cadeia Fechada de CF, e exercícios de Cadeia Aberta de CA. Vamos ao que interessa:

Exercícios CA: Durante esses tipos de exercícios, seus pés e mãos se encontram livre para se moverem, por exemplo, o Supino Reto. Esses tipos de movimentos isolam  um grupo muscular, ou uma articulação. O peso nesse tipo de exercício é colocado na parte distal (isto é, mais longe) do membro. Por exemplo, a única articulação envolvida no movimento de Leg Extension (a.k.a Extensora) é o joelho, e o único grupo muscular que ele envolve é o quadríceps. Exemplos de exercícios CA são: Supino Reto, Rosca Bíceps, Leg Extension (com ou sem pesos).

Leg Extension

Exercícios CF: Durante esses exercícios, os pés ou as mãos encontram-se numa posição fixa, constante (normalmente no chão), por exemplo: Flexões de braço. Exercícios CF trabalham várias articulações e vários grupos musculares de uma só vez. Quando o peso é adicionado ao exercício, normalmente ele fica atravessado nos ombros, ou no peito, que é considerado muito mais seguro do que na parte distal, como visto nos exercícios de CA. Temos como exemplo o Agachamento, que envolve as articulações do joelho, do quadril e do tornozelo, assim como vários grupos musculares como quadríceps, isquiotibiais, flexores do quadril, panturrilhas e glúteos. Exemplo de exercícios CF: flexões de braço, barra, agachamento e avanço.

Agachamento

Agachamento

Entendido? Agora você deve estar se perguntando: E o que eu vou fazer com isso que agora eu já sei o que significa cada um?

Vamos lá: De um modo geral, experts em condicionamento físico, terapeutas físicos e treinadores de atletas concordam que exercícios de Cadeia Fechada – o nosso CF – são melhores para você. Aqui estão alguns dos motivos:

  1. Exercícios de Cadeia Fechada – CF, imitam melhor as atividades do nosso dia-a-dia, o que significa que assim eles estarão melhorando o nosso condicionamento físico (fitness) funcional. São ótimos para atletas, também, pois nos esportes sabemos que os atletas executam de uma só vez movimentos que utilizam mais de uma articulação (multi-joint) e mais de um grupo muscular. Muito poucos movimentos no nosso dia-a-dia ou em atletismo isolam articulações ou músculos como acontece nos exercícios de Cadeia Aberta – CA.
  2. Exercícios de Cadeia Fechada – CF trabalham vários músculos de uma só vez. Tem as vantagens que citamos acima, além de que você será mais beneficiado em menos tempo.
  3. Exercícios de Cadeia Fechada – CF são mais seguros para suas articulações – especialmente a articulação do seu joelho que é muito vulnerável a estresse e lesões. E por que é mais seguro?  Bem, as forças envolvidas no exercícios CF como agachamento e avanços são compressivas, isto é, esse tipo de força estabiliza a articulação e ajuda a fortalece-la. Já no caso dos exercícios CA (como extensora e flexora para as pernas), o tipo de força são forças que “cortam, arranham”, isto é, estressam a articulação do joelho ( e o LCA – Ligamento Cruzado Anterior), sendo mais comum a lesão no local.

O que isso tudo significa para você?

Se você sofre ou já sofreu de dores nas articulações, você deveria tentar evitar exercícios CA nessa articulação em particular. Logo, se seus joelhos não são bons, faça agachamentos e avanços (Exercícios CF). Se você lesionou o cotovelo, faça flexões (Exercício CF) ao invés de supinos, e por aí vai…

Em linhas gerais, a articulação do joelho é a mais vulnerável de todo o corpo. Então não seria tão mal limitar a quantidade de exercícios de CA que você faz para a parte inferior do seu corpo (MMII), especialmente aqueles com muito pesos. Vejam bem, vocês podem fazer ambos exercícios de CA e de CF mas, seria realmente interessante evitar a  realização de um exercício de CA para a parte inferior do corpo com muito peso, e sempre com pouco ou nenhum peso.

Tente variar, saúde em primeiro lugar!

Abraços!

Fonte: http://www.dailyspark.com/blog.asp?post=fitness_defined_open_and_closed_chain_exercises

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